quarta-feira, 21 de julho de 2010

Transtornos Alimentares.

Críticas sobre o corpo, insatisfação com o peso, auto-estima baixa, entre outros, abalam muito nosso emocional, pois hoje em dia todos querem estar dentro do “padrão de beleza’’, padrão que foi estabelecido pela mídia, que a cada dia vem mostrando modelos magérrimas em capas de revistas ou mulheres excessivamente malhadas.
Quando falamos de “padrão de beleza” o assunto principal é o nosso corpo, pois o medo de engordar ou estar fora desse padrão é tão grande que muitas vezes acabamos tendo uma imagem distorcida do nosso corpo causando os transtornos alimentares.
Esses transtornos são comportamentos alimentares fora do comum como, restrição de alimentos (através de dietas inadequadas ou períodos de jejum) e ingestão alimentar compulsiva (típico da bulimia)
Esses comportamentos são muitos preocupantes e muitas vezes passam despercebidas, pois o indivíduo mantém esses hábitos de forma discreta e a melhor forma de observar a manifestação desses transtornos é ter uma grande atenção o dia-a-dia do indivíduo, como por exemplo, se algo mudou em sua vida social, pois a pessoa costuma de isolar, e ocorre mudanças repentinas de humor.
Agora veremos os mais comuns desses transtornos:

1) Anorexia
A anorexia é um transtorno alimentar no qual a pessoa fica tão obcecada em emagrecer que usa métodos agressivos como, uso de laxantes, provocações de vômitos, períodos de jejum e dietas inadequadas. O medo de engordar é tão grande que elas ficam descontroladas e não conseguem admitir que estejam magras e muitas vezes até desnutridas e fazendo com que a imunidade baixe, abrindo espaço para o aparecimento de outras doenças podendo levar a morte.
Perda de peso em curto espaço de tempo, perda de interesse por alimentos, restrição de alimentos, isolamento da família e amigos, comer em segredo e mentir sobre a comida, parada do ciclo menstrual, são alguns sinais de anorexia.
Complicações como, desnutrição e desidratação, anemia, intolerância ao frio, osteoporose, hipotensão podem ocorrer na anorexia.

2) Bulimia
A bulimia é um transtorno alimentar que o indivíduo ingere compulsivamente uma grande quantidade de alimentos e depois utilizam métodos como, laxantes, provocações de vômitos, atividade física em excesso, para evitar o ganho de peso, já que nesse caso não ocorre essa perda, sendo assim há uma dificuldade maior de identificar a doença.

A ajuda de um profissional de Nutrição é de extrema importância nesses casos, já que todos eles estão diretamente ligados a alimentação.
A nutricionista deve entender o que está passando na cabeça do paciente e tentar mostrar para ele que não é assim que ele irá conseguir o corpo tão sonhado e também deverá apresentar alimentos que fazem bem a saúde e que não fará com que ela engorde e sim que fique com um corpo adequado.
Com a ajuda de uma equipe multidisciplinar a nutricionista terá que convencer e mostrar para o paciente que a reeducação alimentar é o melhor método para reverter esse transtorno.
Não podemos esquecer também que o apoio da família é fundamental para o melhoria do paciente.

Um comentário:

  1. Esse disturbio nao tenho, ja pensei em tentar pra emagrecer mas tirei da cabeça pois mais vale uma gorda saudavel(se é q é possivel) q uma magra doente!!!!!mas tenho compulsão absurda!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir